quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dave Brubeck

No 5 de dezembro de 2012, mesmo dia que o Nhanhomeyer encarou a rampa para Alhures do Sul (© nao meu), o Dave também tomou o bonde. No dia seguinte ele faria 92 muito bem vividos anos. Mas morreu  do coração, a caminho de uma consulta com o seu cardiologista. Deixa uma obra de porte, com um trabalho consistente e muitos títulos e prêmios. Era além de tudo, um benfeitor.

Em 1951, aos 30 anos, surfando no Havaí, Dave sofreu um acidente no qual foi dado por morto pelos paramédicos que o socorreram. Tendo danificado várias vértebras da sua coluna, ele sobreviveu, mas sofria de dores nos nervos das mãos, o que o levou a desenvolver seu jeito peculiar de tocar piano.

Aqui ele com Take Five, peça supercool do Paul Desmond, no inusitado tempo 5/4, que The Dave Brubeck Quartet imortalizou, apresentando ao vivo e regravando várias vezes ao longo de sua carreira de sucessos.
Dave Brubeck - piano   Paul Desmond - Alto saxophone
Eugene Wright – bass   Joe Morello – drums

Dave Brubeck é "o herói do jazz na era do rock'n'roll". Isso o torna ainda mais especial para esta que vos tecla. Vai com Deus, Dave. Valeuz muito! Em vez de tu, podia ter ido uma renca de breganejos universiotários. Mas o mundo é esse cocô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?